domingo, 4 de julho de 2010

Estudantes do Ensino Médio não fazem exercícios

Estudo publicado na Revista Brasileira de Epidemiologia mostra que quase metade dos jovens brasileiros tende a adotar comportamentos sedentários, sendo que os dias da semana e mesmo o gênero podem influenciar essa atitude.
O trabalho é de autoria de Maria Cecília Tenório, pesquisadora do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Pernambuco e membro do Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde (Recife, PE), e colegas, e foi disponibilizado na edição de março de 2010 do periódico.
Os autores afirmam que para a coleta de dados foi realizado levantamento com 4210 estudantes do ensino médio. Esse estudo foi por sua vez conduzido como parte de um projeto denominado "Estilos de Vida e Comportamento de Risco à Saúde de Estudantes do Ensino Médio de Pernambuco", desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde da Universidade de Pernambuco. As informações foram obtidas no período de abril a outubro de 2006 e incluíram a aplicação de um questionário.
Entre os resultados do trabalho, os especialistas revelam que a maioria dos estudantes (65,1%) apresentou níveis insuficientes de atividade física.
Para os pesquisadores, os resultados do estudo permitem concluir que a prevalência de exposição a nível insuficiente de prática de atividades físicas é alta, particularmente entre as moças. Os rapazes, por sua vez, parecem estar mais expostos a comportamento sedentário.

Fonte: TENORIO, Maria Cecília Marinho et al. Atividade física e comportamento sedentário em adolescentes estudantes do ensino médio. Rev. Bras. Epidemiol. 2010, vol.13, n.1, pp. 105-117.

Nenhum comentário:

Postar um comentário