segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ter irmãos atrasa o amadurecimento das meninas

Novas descobertas demonstram que, em uma família com filhos de ambos os sexos, os meninos podem atrasar o início do desenvolvimento e da atividade sexual de suas irmãs. As pesquisas foram realizadas na Austrália.


Depois de entrevistar 273 pessoas, os cientistas concluíram que a presença de irmãos mais velhos parece retardar o aparecimento da menstruação nas meninas, em média, por quase um ano. No caso dos irmãos mais jovens, eles parecem adiar o início da atividade sexual em mulheres pouco mais de um ano.

O motivo disso ainda é desconhecido. Os pesquisadores excluíram fatores como classe social; em vez disso, eles especulam que os irmãos mais velhos possam atrasar a maturação fisiológica das irmãs por absorver mais recursos dos pais ou pela tensão psicológica que se cria entre eles. Ao mesmo tempo, irmãos mais novos podem atrasar a maturação comportamental das meninas exigindo que suas irmãs mais velhas assumam papéis de mães, cuidando deles.

Outras estatísticas das mulheres, como o número de gestações, idade da primeira gravidez e nascimento do primeiro filho, não parecem ser afetadas pela presença de irmãos. Isso pode ser devido à independência das mulheres contemporâneas. Às vezes, elas começam a experimentar tal independência muito antes de terem filhos, segundo os investigadores. Durante esse período, elas coletam experiência e conhecimento para criar uma boa família no futuro, superando os efeitos negativos da presença de irmãos.

Pesquisas futuras devem se concentrar em determinar como e por que os irmãos atrasam o início da maturidade sexual e da atividade sexual de suas irmãs.

Referência: Milne, F.H., Judge, D.S. Brothers delay menarche and the onset of sexual activity in their sisters. Proc. R. Soc. Biological. 2010


MATURAÇÃO SEXUAL será assunto de Tema Livre no 33 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário