segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Como os músculos do nosso corpo crescem?

Como qualquer fisiculturista pode comprovar, os músculos crescem quando fazemos mais exercícios e musculação. Agora, uma nova pesquisa explica como as células musculares transformam os exercícios de levantamento de peso e outras atividades físicas em mais massa muscular.
O segredo está na química produzida pelas células musculares durante atividades como levantamento de peso, quando sinais de células-tronco musculares se multiplicam e assumem a carga.

Uma substância, chamada de fator de resposta ao soro sanguíneo (SRF, na sigla em inglês), aciona as células-tronco musculares para que se proliferem e se transformem em fibras musculares. Mais fibras musculares significam maiores músculos e mais força.

As descobertas podem levar a novas formas de combater a atrofia muscular associada à idade e doenças, de acordo com cientistas franceses. Esse sinal de fibra muscular controla o comportamento das células-tronco e o crescimento muscular.

Usando ratos que foram geneticamente modificados, com falta de SRF nos músculos, pesquisadores descobriram que sem a substância, o sobrecarregamento dos músculos não impulsiona o crescimento deles.


Referência bibliográfica: Guerci A. et al. Srf-Dependent Paracrine Signals Produced by Myofibers Control Satellite Cell-Mediated Skeletal Muscle Hypertrophy. Cell Metabolism. 2012;15(1):25-37

2 comentários:

  1. hum...tá...então essa substancia pode ajudar na regeneração muscular...no caso..pacientes vítimas de acidentes..e sofreram danos musculares

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida essa pesquisa tem uma grande importância para os avanços da medicina no que diz respeito ao combate à doenças degenerativas.
    Valeu!

    ResponderExcluir