segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Escolares de Ilhabela estão amuderecendo mais cedo?

Pesquisadores do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul - CELAFISCS realizaram um estudo para verificar o desenvolvimento da maturação sexual de meninos e meninas escolares ao longo de 10 e 20 anos.

Participaram do estudo 1002 escolares com idade entre 11 e 15 anos, residentes do município de Ilhabela-SP. O estudo apresentado no 33º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte realizado em outubro do ano passado, mostrou uma redução na idade de menarca (primeira menstruação). Inicialmente, há 20 anos, a idade de menarca era de 12,5 anos; há 10 anos de 12,3 anos e atualmente encontra-se em 12,2 anos. Apesar de ter ocorrido uma redução na idade, quando realizada à analise estatística não foram encontradas diferenças significantes.

Foi verificado também os estágios maturacionais de pelos púbicos e mamas nas meninas e pelos púbicos e genitais nos meninos, não encontrando evidências suficientes que pudessem comprovar a hipótese inicial, na qual meninos e meninas estariam entrando na puberdade mais cedo.

Embora, estudos recentes tenham demonstrado reduções significantes na média de idade para o estágio de mamas nas meninas e na idade de menarca, o mesmo não ocorreu em nossa pesquisa.

Portanto, o grupo concluiu, que no decorrer de 10 e 20 anos, não houve mudanças significantes que mostrassem um amadurecimento precoce destes escolares.

Referência: Farias RM., Matsudo SMM e Matsudo VKR. Tendência Secular de 10 e 20 anos da Maturação Sexual de Escolares do Município de Ilhabela. 33º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário