quarta-feira, 24 de março de 2010

Caminhada Agita Mundo

Para comemorar o Dia Mundial da Atividade Física, a Secretaria de Estado da Saúde e o Agita São Paulo promovem no domingo 11/4, a Caminhada do Agita Mundo.

A concentração será atrás do MASP, a partir das 8:30h. De lá iremos juntos até a Assembléia Legislativa, com muita música e diversão.

PARTICIPE: Traga sua família e amigos

terça-feira, 23 de março de 2010

Homem mais rico do mundo premia o CELAFISCS

O homem mais rico do mundo, de acordo com o último levantamento da Revista Forbes, o mexicano Carlos Slim, outorgou o Prêmio Instituto Carlos Slim em Saúde - Instituição Excepcional a pesquisadores brasileiros pelo trabalho do centro de pesquisas em atividade física e saúde de São Caetano do Sul - CELAFISCS. O Prêmio na sua terceira edição escolheu o Centro brasileiro entre 125 instituições de 12 países que postularam para o prêmio.

domingo, 14 de março de 2010

Murer leva ouro no Mundial

Fabiana Murer superou saltadoras consagradas, como Yelena Isinbayeva, e conquistou a medalha de ouro no Mundial de Atletismo Indoor, em Doha. Na prova de salto com vara, realizada neste domingo, a brasileira alcançou a marca de 4,80 m.

sexta-feira, 12 de março de 2010

O Conde de Monte Cristo

O Conde de Monte Cristo é um drama inspirado no romance da literatura francesa escrito por Alexandre Dumas.
Sinopse: Em 1814 Napoleão Bonaparte, o imperador francês, foi exilado na Ilha de Elba, na costa da Itália. Temendo que viessem resgatá-lo, seus captores britânicos atiravam contra qualquer um que surgisse na praia, por mais inocente ou aflito que fosse. Por precisarem de socorro médico, pois o capitão do navio mercante Pharaon contraíra meningite, é exatamente neste lugar que Edmond Dantes (James Caviezel), o 2º imediato, juntamente com o melhor amigo de Dantes, Fernand Mondego (Guy Pearce), representante do dono do navio, resolvem aportar. Isto inicia um pequeno combate, que só termina quando Napoleão garante que os desconhecidos não eram agentes dele. Quando a situação se acalma, Napoleão pede para Edmond entregar uma carta pessoal para um amigo dele. Napoleão garante que não há nada de mais na carta, então Dantes concorda. Ao chegarem em Marselha Morell (Patrick Godfrey), o dono da companhia de navegação, quer saber o que houve, então chama Danglars (Albie Woodington), o 1º imediato juntamente com Dantes, que assume a responsabilidade. A determinação e a coragem de Edmond agradam Morell, que o nomeia o novo capitão do Pharaon, o que deixa Danglars muito irritado. Dantes, feliz com a promoção, vai correndo contar a boa nova para Mercedes Iguanada (Dagmara Dominczyk), sua noiva, com quem pensa em se casar num futuro próximo. Porém Dantes logo é preso como traidor, com a falsa acusação tendo partido de Danglars, que o odiava, e seu melhor "amigo", Fernand, que desejava ter o caminho livre para cortejar Mercedes. Dantes é mandado para uma fortificação, o Chateau d'If, que ficava numa ilha que era praticamente impossível fugir. Gradativamente Dantes ia sendo tomando pelo desespero, principalmente no seu aniversário de encarceramento, quando o diretor da prisão pessoalmente o espancava. Um dia as coisas começam a mudar, quando abade Faria (Richard Harris), outro prisioneiro, surge repentinamente. Ao tentar escapar o abade escavou por cinco anos um túnel, mas errou nos cálculos e foi parar na cela de Edmond. Os dois fazem amizade e o religioso ensina muitas coisas para Dantes, incluindo a localização de um fabuloso tesouro. Quando Faria morre, Dantes ocupa o lugar do abade no saco, que foi jogado ao mar. Assim, após vários anos, Dantes escapa e, como agora está imensamente rico, se intitula o Conde de Monte Cristo e com cuidado prepara a melhor maneira de se vingar de todos que o prejudicaram.

Este é um filme que você não pode deixar de assistir !!! Eu recomendo...

segunda-feira, 8 de março de 2010

Feliz Dia Internacional da Mulher

Parabéns a todas as mulheres de Batatais, Brodowski, São Paulo e de todo o mundo !!!!!!!!!
Feliz Dia Internacional da Mulher

Benefícios da atividade física nas crises epiléticas

Experimentos têm demonstrado que o exercício físico é capaz de reduzir a atividade epiléptica no EEG. Dessa forma, tem-se observado que tais indivíduos estão propensos a apresentarem menos crises quando estão ativamente ocupados e que poucas crises ocorrem durante a atividade mental e física quando comparadas com períodos de repouso. Durante o exercício físico, um fator não quantificável poderia também reduzir a freqüência ou a indução de crises: o limiar de vigilância. Alerta e vigilância são fatores que podem prevenir crises. Toda atividade física necessita de uma certa quantidade de alerta. Este fator tem sido justificado como possível contribuinte em evitar crises durante o exercício. De fato, Lennox (1941) sabiamente relatou: "a atividade física e mental parecem ser antagonistas das crises. A epilepsia prefere atacar quando o paciente está desprevenido, em repouso ou dormindo". Além disso, o exercício físico também pode reduzir a ansiedade e outras reações de estresse, simplesmente pela distração proporcionada. No entanto, algumas evidências atribuem estas reduções (estresse e ansiedade) ao metabolismo das monoaminas e/ou liberação de endorfinas. Obviamente, a associação entre exercício e sensação de bem-estar tem sido freqüentemente atribuída ao aumento de b-endorfinas no SNC e de forma muito interessante, este aumento de b-endorfinas pelo exercício físico tem sido também sugerida em atuar como anticonvulsivante.

Referência bibliográfica: DOUGLAS, E.V. et al., Efeitos benéficos do exercício físico nas epilepsias: o judô faz parte deste contexto? J. epilepsy clin. neurophysiol. vol.13 no.3 2007

sexta-feira, 5 de março de 2010

Epilepsia e educação física

Epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Se ficarem restritos, a crise será chamada parcial; se envolverem os dois hemisférios cerebrais, generalizada. Por isso, algumas pessoas podem ter sintomas mais ou menos evidentes de epilepsia, não significando que o problema tenha menos importância se a crise for menos aparente.
A criança com epilepsia não deve ficar excluída das aulas de educação física, pois a prática de exercícios ajuda no desenvolvimento do ser humano. Vôlei, futebol, ginástica, corrida e tênis podem ser feitos naturalmente; a natação deve ser praticada sob supervisão. Crianças epilépticas devem tomar cuidado com exercícios em barras, andar de bicicleta em ruas movimentadas, subir em árvores, praticar asa delta ou alpinismo.

Quer saber mais, acesse: http://www.epilepsia.org.br/epi2002/index.asp