sexta-feira, 5 de março de 2010

Epilepsia e educação física

Epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Se ficarem restritos, a crise será chamada parcial; se envolverem os dois hemisférios cerebrais, generalizada. Por isso, algumas pessoas podem ter sintomas mais ou menos evidentes de epilepsia, não significando que o problema tenha menos importância se a crise for menos aparente.
A criança com epilepsia não deve ficar excluída das aulas de educação física, pois a prática de exercícios ajuda no desenvolvimento do ser humano. Vôlei, futebol, ginástica, corrida e tênis podem ser feitos naturalmente; a natação deve ser praticada sob supervisão. Crianças epilépticas devem tomar cuidado com exercícios em barras, andar de bicicleta em ruas movimentadas, subir em árvores, praticar asa delta ou alpinismo.

Quer saber mais, acesse: http://www.epilepsia.org.br/epi2002/index.asp

2 comentários:

  1. Olá Rodrigo.
    Parabéns pelo blog e mais ainda pela divulgação da importância da atividade física como meio de promover saúde sob todos os aspectos.
    Só um detalhe: você poderia colocar como a atividade física exerce sua influência na epilepsia, ou melhor quais os efeitos fisiológicos responsáveis por esta relação.
    Parabéns e um abraço

    ResponderExcluir
  2. Ola Rafael..
    Sou aluna do 3º periodo de ed.Fisica da UFV e estou fazendo um projeto da importancia da atividade fisica para crianças com epilepsia e gostei mto seu blog. Se for possivel me enviar artigos e noticias sobre o assunto eu agradeceria
    Atenciosamente Raquel Marim(raquel.marim@ufv.br

    ResponderExcluir