Um grupo de idosos suíços recebeu a proposta de incrementar sua rotina de exercícios semanais - com música. Ao som de piano durante seis meses, eles conseguiram reduzir o número de quedas pela metade. Isso porque a música firma o passo e melhora muito o balanço e a movimentação do corpo.
Para a experiência, a equipe de Andrea Trombetti, da Faculdade de Medicina de Geneva, selecionou 134 pessoas na faixa etária dos 75 anos. Os voluntários foram submetidos a sessões de atividades físicas uma vez por semana, ao longo de seis meses. Uma parte deles teve que coordenar a atividade com músicas de piano. Os treinos incluíam andar no tempo da música e responder a mudanças de ritmo, que ficavam gradualmente mais difíceis.
Ao fim do estudo, o grupo que seguiu o treinamento normal sofreu um total de 54 quedas - o que representa uma taxa de 1,6 queda por pessoa/por ano. Já entre os que praticaram exercício com música, esse número caiu para 0,7 (24 tombos). Quando os grupos foram trocados, em uma repetição da experiência, o porcentual de quedas também se inverteu.
Os cientistas concluíram, portanto, que a experiência "sugere que esse programa pode ser útil para prevenção de quedas e a reabilitação em comunidades, como centros para idosos". Resta saber se os homens aceitarão dançar ao ritmo da música, já que apenas seis dos voluntários não eram mulheres. A pesquisa foi publicada no jornal Archives of Internal Medicine.
Referência: Andrea Trombetti et al. Effect of Music-Based Multitask Training on Gait, Balance, and Fall Risk in Elderly People. Arch Intern Med. Published online November 22, 2010
Muito bacana!!!
ResponderExcluirObrigado!
Os amantes da Dança agradecem!!!!
Escola de Artes UNIVERSO 55 31 8856-3936