terça-feira, 29 de junho de 2010

Treinamento com pesos pode causar lesões

Cada vez mais pessoas aderem à musculação e fazem levantamento de peso – e às vezes, soltando-os onde não deveriam.
Um novo estudo descobriu que entre 1990 e 2007, quase um milhão de norte-americanos acabou na sala de emergência com ferimentos causados pela musculação e que as lesões aumentam mais de 48% por ano.
De acordo com a pesquisa publicada na edição de abril do American Journal of Sports Medicine, cerca de 82% das 970 mil pessoas lesionadas eram homens, dados da base nacional dos Estados Unidos de prejuízo de vigilância. Contudo, o número de lesões em mulheres aumentou rapidamente – 63%, em comparação com 46% entre os homens – talvez porque a musculação seja cada vez mais popular entre o público feminino.
As mulheres são mais propensas a ferir suas pernas e pés, enquanto as lesões dos homens são mais comuns no tronco e nas mãos; os homens apresentam mais torções e distensões, e as mulheres mais fraturas.
As causas das lesões são, na maioria das vezes, devido à queda de pesos, esmagando uma parte do corpo entre os pesos ou chocando-se contra o equipamento. Exagerar no exercício, causa a extensão do músculo e perda de equilíbrio muscular, responsável por cerca de 14% dos atendimentos de emergência. Mais de 90% das lesões ocorreram durante o uso de pesos soltos e não em equipamentos.

Fonte: Epidemiology of Weight Training-Related Injuries Presenting to United States Emergency Departments, 1990 to 2007. Zachary Y. Kerr; Christy L. Collins e R. Dawn Comstock. The American Journal of Sports Medicine. 2010;38:765-771

Nenhum comentário:

Postar um comentário