terça-feira, 6 de novembro de 2012

Televisão faz mal à saude?


O tempo em frente à TV parece ser um sério problema para a saúde. Estudos têm demonstrado que esse comportamento sedentário pode ser prejudicial em todas as fases da vida. Segundo dados de uma pesquisa com mais de 1000 crianças inglesas de 10 e 11 anos de idade, crianças que passam muito tempo assistindo à televisão ou utilizando o computador apresentam maiores riscos de sofrerem problemas psicológicos.

Em outro estudo, uma revisão da literatura, publicada no ano passado, analisou-se o risco de incidência de algumas doenças em 236.700 pessoas. Os autores concluíram que ficar por um longo período sentado à frente da televisão representa um risco maior para o desenvolvimento de Diabetes tipo 2, Doenças Cardiovasculares e Mortalidade por causas variadas.

Mesmo indiretamente a TV tem influenciado no comportamento de crianças, como mostra um estudo recente, realizado por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos e publicado na Revista Pediatrics. Tal estudo foi desenvolvido com 1.454 crianças de oito meses a oito anos, que passaram quatro horas por dia realizando atividades (brincando, comendo, estudando) em ambientes que tinham uma televisão ligada. Foi constatado que esse simples hábito pode ser prejudicial para a cognição e para o relacionamento da criança.

O hábito de assistir TV estimula, em crianças e adolescentes, o sedentarismo e o maior consumo de alimentos ricos em gorduras, aumentando assim o risco de desenvolverem excesso de peso e obesidade. É preciso políticas de incentivo à prática de hábitos saudáveis, como a realização de atividades físicas como caminhar, pedalar, dançar (por no mínimo 30 minutos diários), além é claro, do consumo de alimentos saudáveis.

Rodrigo Mateus Farias
Prof. de Educação Física
E-mail: mateusfarias@gmail.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário