quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ESTADO COGNITIVO E CAPACIDADE FUNCIONAL DE MULHERES

Rafael Benito Mancini, Rosangela Villa Marin, Sandra Matsudo. Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul - Projeto Longitudinal de Envelhecimento e Aptidão Física de São Caetano do Sul.
E-mail: mancini.rafael@gmail.com; celafiscs@celafiscs.org.br

Introdução: durante o processo de envelhecimento ocorrem alterações no estado cognitivo que podem estar associados a força muscular e a capacidade funcional.

Objetivo: relacionar o estado cognitivo com medidas antropométricas, capacidade funcional e a força muscular de mulheres acima de 50 anos de idade fisicamente ativas

Métodos: foram avaliadas 155 mulheres com idade entre 50 e 88 anos (68,44 +7,63 anos) participantes de aulas de ginástica aeróbica 2 vezes na semana pertencentes ao Projeto Longitudinal de Envelhecimento e Aptidão Física de São Caetano do Sul desenvolvido pelo CELAFISCS desde 1997.

O estado cognitivo foi mensurado pelo mini-exame de estado mental - MEEM (Folstein e col.,1975), as variáveis antropométricas analisadas foram a massa corporal total, a estatura, o ìndice de massa corporal (IMC), a adiposidade através da média de três dobras cutâneas (triceps, subescapular e suprailíaca), a circunferência da cintura e a relação cintura-quadril, a força muscular foi avaliada pelo teste de preensão manual e impulsão vertical.

A capacidade funcional foi avaliada pelos testes de equilibrio estático, velocidade de levantar da cadeira, velocidade de andar, velocidade máxima de andar e a agilidade propostos por Matsudo S (2004). A análise estatística utilizada para o teste de normalidade foi o teste de Kolmogorov Smirnov, e para relacionar o estado cognitivo com as variáveis antropométricas, força muscular e capacidade funcional foi usada a correlação linear de Spearman.

O nível de significância adotado foi de p<0,05.
Resultados: os valores da correlação (r) estão descritos na tabela:


Foram encontradas associações fracas e significantes do estado cognitivo com a idade, equilíbrio estático e velocidade de andar. Nas variáveis de estatura e impulsão vertical foram encontradas associações consideradas baixas.

Conclusão: o estado cognitivo tem associação com a capacidade funcional em mulheres fisicamente ativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário